JUSTIFICATIVA:

 

Hoje observamos uma sociedade que há muito podemos dizer é fragilizada quanto aos valores educacionais, sociais, éticos e também morais o que nos leva a crer que vivemos em ambiente desfavorável para a construção social da cidadania e bem estar dos indivíduos.

 

O quadro social e econômico do país, com o aumento da pauperização, dos níveis de desemprego, do avanço dos sistemas informacionais e tecnológicos produz gerações despreparadas, amorfas, sem alcance para um desenvolvimento sadio e promissor.

 

Essa é uma das causas que, relacionada a problemas de ordem econômica e social, levam famílias inteiras a um processo de desestruturação e degradação.

 

Há a necessidade de se resgatar antigos valores da sociedade brasileira que foram deturpados ou mesmo esquecidos em anos e anos de história.

 

O Instituto Nacional de Integração Social - INIS, entidade instituída em 23 de fevereiro de 2.011, com sede na Vila Santana, em Sorocaba, desenvolve um projeto de recuperação e capacitação de adolescentes, jovens, adultos, idosos, pessoas portadoras de deficiências. Através de um trabalho de assistência multidisciplinar, sem fins lucrativos, busca promover a inserção dos integrantes ao mercado de trabalho, com oficinas, palestras e atendimento social, promovendo a melhoria da qualidade de vida dos usuários desse serviço

 

Ricardo Henriques em seu texto "Desnaturalizar a desigualdade e erradicar a pobreza: por um novo acordo social no Brasil", afirma logo na introdução que:

 

"Vozes e olhares atentos estiveram, no último ano do milênio, mergulhados na tentativa de entender por que somos campeões mundiais em desigualdade. Título vergonhoso, produto de uma herança de injustiça social que vem excluindo parte significativa da população brasileira do acesso a condições mínimas de dignidade e cidadania. Nesse contexto, a provocativa frase de Nelson Rodrigues toma contornos trágicos: 'subdesenvolvimento não se improvisa, é obra de séculos'. Sabemos da evidente limitação do conceito de subdesenvolvimento, mas trata-se, hoje, de pensar os parâmetros de uma sociedade mais justa, que crie as bases para um desenvolvimento sustentado em termos sociais, econômicos, políticos, éticos e culturais."

 

Justifica-se assim, a o registro desta Entidade como de Utilidade Pública.